sexta-feira, 9 de abril de 2010

Morre o criador dos Sex Pistols, Malcolm McLaren


Por Rodrigo Gonçalves

Malcolm McLaren, "inventor" dos Sex Pistols e um dos articuladores mais criativos da história da música pop, morreu nesta quinta (8), aos 64 anos, em Nova York. Ele sofria de câncer.

Na década de 70, Malcolm, que possuía conhecimentos de marketing pop, se juntou a quatro garotos desocupados (Steve Jones e Paul Cook - respectivamente guitarrista e baterista - Glenn Matlock, baixista e o vocalista John Lydon, que matavam tempo em Londres e criou a landária banda que detonou o movimento Punk na Inglaterra, atingindo sucesso e polêmica na mesma medida. O álbum Never Mind the Bollocks é considerado um dos melhores discos de rock de todos os tempos.


Após a separação dos Sex Pistols, McLaren continuou sua carreira nos anos 80 à frente do grupo Public Image Limited. “Sem Malcolm McLaren não teria havido o movimento punk”, disse o jornalista Jon Savage, autor de um livro sobre a história do punk e dos Sex Pistols, chamado “England's Dreaming”. "É uma das poucas pessoas que teve um impacto excepcional na vida social e cultural do país”, completou o escritor.


Mais tarde lançou seus próprios projetos musicais, como o álbum “Duck Rock” de 1983, e teve grande êxito na Grã-Bretanha com canções como “Double Dutch”. Malcolm McLaren continuou lançando álbuns até a primeira década deste século, entre eles “Shallow - Musical Paintings”, no ano passado. Seu corpo será levado a Londres e enterrado no cemitério de Highgate.


Fonte: Rolling Stones e Jornal A Tarde


Nenhum comentário:

Postar um comentário